Por: Rafael Verch | 4 anos atrás

O câncer é a segunda principal causa de mortes em Jaraguá do Sul, atrás apenas das doenças no aparelho circulatório. O tipo que mais mata é o câncer de pulmão, seguido o de estômago. Apenas no ano passado 142 pessoas morreram com a doença. Esses dados e muitos outros, como notificações de violência ou a esperança de vida de um jaraguaense, estão presentes em uma pesquisa divulgada recentemente pela Secretaria de Saúde.

Essa mensuração mais detalhada dos vários setores da Saúde no município agora está ao acesso de toda a população. Na semana passada, a Secretaria divulgou a pesquisa “Saúde em números”, disponível para consulta pública no site da Prefeitura. O documento mostra, por meio de índices e dados atualizados, o histórico do setor na cidade. Ao todo são 200 páginas de análises, comparações e infográficos.

O especialista em Avaliação em Saúde, Luís Fernando Medeiros, foi o responsável pela criação do documento. “Faço esse trabalho de junção de dados diariamente, mas utilizei e montei todos os gráficos para ter um apanhado geral e facilitar na hora da consulta”, comenta. É possível comparar os índices de Jaraguá com outros municípios, o Estado e o país.

O município, por exemplo, apresenta o quarto menor índice de mortalidade infantil do Estado. A cada mil nascidos, 7,51 bebês morrem. A cidade perde apenas para Palhoça, Chapecó e Joinville (entre as cidades com mais de 100 mil habitantes). De acordo com Medeiros, a pesquisa começou a ser feita em 2013, com o objetivo de auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Saúde 2014-2017, mas a junção de dados durou cerca de um mês.

O objetivo da montagem deste arquivo é informar a população e os profissionais da saúde. “Tudo foi retirado de sistemas de informações oficiais e públicas, mas nem todos têm facilidade de acessar.

Ajudará também os estudantes da área, para a realização de trabalhos”, comenta Medeiros. Ele acrescenta que essas pesquisas são muito úteis para que a administração conheça a realidade do município e, com base nisso, realize as ações necessárias com o intuito de melhorar os índices.

A atualização será constante e os dados do ano corrente serão compilados sempre no fim do primeiro semestre do ano seguinte. O documento completo pode ser acessado através do site www.jaraguadosul.sc.gov.br/saude, no link “Informações em Saúde”.