Por: Ana Paula Gonçalves | 1 semana atrás

Na década de 1950, eram muito comuns avisos como o publicado no OCP, em que pessoas ou animais que invadissem a propriedade alheia eram advertidos de um possível desfecho ‘trágico’. Neste caso, as aves que fossem flagradas consumindo as plantações seriam sacrificadas.

Arte sacra no Hospital São José 

Na recepção do Hospital São José, é possível se deparar com uma bela imagem de Nossa Senhora do Bom Parto, que ajuda a embelezar e colorir a instituição, além de proteger os devotos. Segundo o histórico da obra, a maternidade do HSJ foi inaugurada em novembro de 1969. No local, foi instalado um vitral com a imagem da santa. Este foi doado pelo casal Victor e Elvira Henschel Bauer, para que todas as mães e seus filhos sejam sempre muito abençoados, vindo ao mundo com muita saúde e amor em seus corações, segundo a descrição que acompanha a obra. O vitral foi criado pelo artista Lorenz Heilmair, da Arte Sul de São Paulo (SP), e restaurado pelo artista Loire Nissen, de Curitiba (PR), em 2010.

Dia 6 

• Nesta quarta é Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O objetivo desta data é conscientizá-los sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres. A escolha desta data remete a um caso que chocou o mundo. Em 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma. Logo após este ato hediondo, Marc suicidou-se. Mas uma carta deixada pelo rapaz explica os motivos que o levaram a cometer a chacina. Ele não admitia que mulheres frequentassem o curso de engenharia, uma área tradicionalmente masculina.