Por: ocp | 7 anos atrás
José Perfeito Aguiar relembra com orgulho dos tempos de prefeito e afirma que deixou o Paço de cabeça erguida. (Foto: Eduardo Montecino) 

Prefeito de Guaramirim no período de 1983 a 1988, José Perfeito Aguiar foi responsável por obras que ainda hoje são referências no município. Aos 80 anos, o ex-mandatário lembra as principais delas e mostra o quanto gosta de dar palpites principalmente na política local. Afinal, ele é pai de Altair José Aguiar, o vice-prefeito da cidade.

Quem passa pela rua 28 de Agosto, acesso principal do Centro da cidade, talvez desconheça que a construção do maior trecho do calçamento da via, da igreja matriz até o bairro Avaí, ocorreu durante o governo de Aguiar na década de 1980. Uma obra que o ex-prefeito recorda com orgulho. Atualmente, a rua está sendo asfaltada.

Ainda na rua 28 de Agosto, há um prédio instalado desde os tempos em que Aguiar era prefeito. Foi quando a primeira sede do Fórum foi erguida ao lado da atual Prefeitura, onde fica hoje o Cartório Eleitoral. Na sequência, a reforma do cemitério municipal é citada como um dos serviços mais importantes feitos naquela época. 

Entre os projetos alcançados durante a gestão de Aguiar, destaca-se a aquisição do terreno onde ficava o parque municipal de eventos e a construção do primeiro pavilhão. Uma obra que hoje não pode mais ser vista por quem passa pela rodovia BR-280, pois no espaço está sendo construído o Cedup (Centro de Educação Profissional). Os pavilhões foram derrubados depois de a Prefeitura negociar a instalação da escola técnica no local com o governo do Estado.

Aguiar lamenta a derrubada do parque municipal de eventos que ele mesmo batizou com o nome de seu pai Perfeito Manoel de Aguiar. “Realizamos exposições de produtos agrícolas e industriais do município e região. O parque estava bem localizado, era um ponto turístico da cidade”, ressalta. “Destruir um bem do município não se admite. O certo era ter procurado outro lugar para o parque ou para a escola técnica”, sugere.

Aguiar recorda com carinho também da construção da escola estadual São Pedro, no Guamiranga, e da Praça dos Expedicionários, ao lado da antiga Estação Ferroviária. “Foram obras muito importantes na cidade. Naquela época a arrecadação era pouca, mas os problemas eram menores”, avalia.

CURIOSIDADES

– Funções assumidas

Na trajetória política, Aguiar foi vereador, vice-prefeito de Arnoldo Bylaardt, prefeito, secretário de Obras e diretor do Parque Municipal Perfeito Manoel de Aguiar.   

– Amigos no cenário político

José Perfeito Aguiar não se esquece das amizades que cultivou com o ex-prefeito de Massaranduba Dávio Leu, o ex-senador Jorge Bornhausen, o deputado federal Esperidião Amin e o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Roland Dornbusch.   

– Situação partidária

Iniciou sua trajetória política na Arena. Mas passeou pelo antigo PSD e também pelo PPS. Hoje não tem filiação, mas pretende se inscrever no PSD. “Um novo partido tem novas ideias”, acredita.

Levando uma vida tranquila

Mesmo que José Perfeito Aguiar não consiga se desligar da política, nos últimos anos ele a esposa Renilda Aguiar, de 66 anos, ocupam seus dias com atividades mais amenas. O cultivo de orquídeas é uma delas. No jardim da própria residência, que fica no bairro Guamiranga, os dois plantam e cuidam das flores.

Além desta atividade, Aguiar e Renilda têm um amigo de estimação que os diverte. É um papagaio ciumento que não gosta de pessoas estranhas perto de seus donos. “Ele já escapou da gaiola algumas vezes, mas nunca foi embora daqui”, contou o ex-prefeito enquanto acariciava o bichinho.

Mas, quando chegam os fins de semana, a casa de Aguiar e Renilda é tomada pelos quatro filhos, dez netos e três bisnetos. Eles contam que a família é bastante unida. Nesta fase em que vivem tranquilamente, os dois adoram gastar o tempo curtindo e mimando os parentes e, principalmente, as crianças.

O que o ex-prefeito pensa sobre

Hospital Padre Mathias Maria Stein: “Toda vida o hospital foi um problema e funcionava, mas não tão bem como precisava. Hoje estamos numa situação sem centro cirúrgico, e há seis anos falam em construção de um novo centro cirúrgico. Hoje não nascem mais crianças em Guaramirim. Nossos filhos estão sendo registrados em Jaraguá, que ainda bem atende nossos munícipes”.

Aumento do número de vereadores: “Fui vereador em uma época que político não era remunerado. Hoje temos muitos gastos, por isso é preciso enxugar a máquina pública”.

Governo do PT: “Com o ex-presidente Lula achei que o Brasil iria pagar caro. Mas hoje acho que a atual presidente (Dilma Rousseff) está se saindo muito bem”.

A política hoje: “A mudança deve partir da juventude. Os velhos já estão contaminados pela corrupção”.