Por: Márcio Schalinski | 4 anos atrás

A tempestade que caiu sobre Jaraguá do Sul e região no fim da tarde desta quinta-feira (19) deixou estragos em diversos pontos. Foram pouco mais de vinte minutos de chuva e vento de forte intensidade, suficientes para acarretar quedas de árvores, placas e fios de energia, além do destelhamento de casas e de alagamentos pontuais. Pontos da cidade ficaram sem energia elétrica.

No começo da noite, a Defesa Civil ainda contabilizada os estragos. De acordo com o secretário da pasta, Leocádio Neves e Silva, a região mais afetada foi a Ilha da Figueira. Uma árvore atingiu um carro e interrompeu o trânsito da principal rua do bairro, a José Teodoro Ribeiro, mas ninguém se feriu. Não havia registro de famílias desalojadas.

Galeria de imagens:

“Estamos fazendo o levantamento, até onde apuramos, não tivemos feridos. A intensidade do vento, concentrada principalmente no vale, ocasionou a situação. Pelo que percebemos as regiões mais altas não foram tão atingidas”, comentou. Silva afirmou que havia previsão de pancadas de chuva, mas não nessas proporções. Segundo ele, o calor intenso fez as nuvens concentrarem-se na região.

No calçadão da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, umas das árvores caiu nos primeiros minutos de chuva. De acordo com a comerciante Maria Terezinha Giaconiozzi, que tem uma loja bem em frente ao local da queda, a cena foi inacreditável. “O vento levantou a árvore e ela foi descendo devagar. Depois disso caíram as fachadas. Sempre falamos que há pouco espaço para as raízes, agora dá para ver, compromete todas elas”, comenta.

No Parque Municipal de Eventos, onde ocorre a Schützenfest, os estragos foram menores. Uma das tendas do estande de tiro esportivo e o estande da loja de souvenir vieram abaixo devido aos fortes ventos. Esses locais foram interditados e o restante da programação seguiu normalmente.

Galeria de imagens:

Todas as equipes dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim estavam em atendimento por volta das 21 horas e não havia noção exata do número de ocorrências. Foram registrados quedas de árvore e destelhamento de casas em diversas localidades, especialmente entre os bairros Ilha da Figueira e Vila Freitas, em direção a Massaranduba.