MIX

  • 148118
Professora-orientadora de tecnologias educacionais, Débora Laudelino alimenta o blog com conteúdos que vão além do cotidiano escolar (Foto: Lúcio Sassi)
Professora-orientadora de tecnologias educacionais, Débora Laudelino alimenta o blog com conteúdos que vão além do cotidiano escolar (Foto: Lúcio Sassi)

Tecnologia à favor da educação

9 de dezembro de 2014 as 18:05h
por Heloísa Jahn
Compartilhe:
Blog da Escola Professor Heleodoro Borges é eleito o Destaque de 2014 entre as 21 escolas estaduais da região

Há algum tempo, os blogs deixaram de ser “diários virtuais” e passaram a exercer papel importante tanto na discussão de assuntos, quanto na divulgação de informações. Essa ferramenta também foi inserida no ambiente educacional e auxilia professores e alunos na hora do ensino. As escolas estaduais de Jaraguá do Sul e região entraram nessa onda tecnológica e contam com o blog para facilitar a comunicação entre direção, professores, alunos e comunidade escolar. Na última semana, 21 blogs da rede de ensino estadual foram avaliados e o da Escola Professor Heleodoro Borges ficou com o prêmio “Blog Destaque de 2014”.

Se o Google é ferramenta utilizada para buscas de conteúdos, o blog da Heleodoro Borges não deixa nada a desejar. Nele, estão concentradas não apenas informações do cotidiano escolar, mas sim tudo aquilo que servirá como base para os estudos dos adolescentes. Enem, vestibular, sugestões de leituras, simulados, curiosidades sobre as disciplinas, guia de profissões; enfim, uma série de materiais de apoio está disponível aos estudantes e são atualizados constantemente pela professora Débora Laudelino.

Formada em Biologia, ela é orientadora de tecnologias educacionais na unidade escolar e, por isso, decidiu adequar o blog às necessidades dos alunos. “A experiência que tive em sala de aula fez com que eu percebesse em quais áreas eles têm mais dificuldades e quais assuntos seriam interessantes para o blog. Procuro, além de informar o que acontece na escola, dar um suporte aos alunos”, comenta. Ela explica que o objetivo de as escolas terem um blog próprio é compartilhar com a comunidade escolar o que acontece na escola. “O que a porta-voz dos avaliadores dos blogs escolares me disse é que o meu foi escolhido por este diferencial. Por sair do cotidiano e trazer outras informações que podem contribuir com o aprendizado”, diz. Ela conta que os alunos dão um retorno positivo e sempre comentam sobre as postagens, inclusive outros professores acabam utilizando algumas publicações para serem trabalhadas em sala de aula. A média é de 4 mil acessos mensais, sendo que em junho o blog ultrapassou as 5 mil visualizações. Além dos conteúdos pedagógicos, a professora reservou uma área no blog para as publicações autorais de outros professores e alunos. O “Espaço HB” reúne poemas, poesias e textos literários produzidos pelos estudantes e educadores.

Conheça o blog: www.escolaheleodoroborges.blogspot.com.br

Obrigado :)

Obrigado por se cadastrar em nossa newsletter.
Você começará a receber o resumo das principais notícias no seu email em breve.

Publicidade

Disqus Debug thread_id: 3307526470